Entrevista sobre cabelo com Marlon Bruno

Hoje é dia de falar de cabelos. O nome dele é  Marlon Bruno de Souza Reis, ele trabalha no Elegance Studio (Belvedere / Belo Horizonte/MG).

O Marlon está no mercado há mais de dez anos e possui cursos de qualificação em diversas marcas como Redken, L’Oreal, Schwarzkopf e atualmente é especialista Redken. Ele já deu aulas na área e hoje também presta consultoria, dá workshops e palestras.

Marlon Bruno

Devaneios: Marlon, vamos começar falando sobre a progressiva. Nos fale os prós e contras de fazer uma progressiva.

Marlon: Os prós de se fazer uma escova progressiva é que ganha-se mais versatilidade no dia a dia para manter os fios sempre bem arrumados além de proporcionar um maior controle para os mesmos. Os contras ficam por conta de escovas progressivas produzidas fora das especificações, como a de formol e queratina, que denigrem a estrutura dos fios bem como as de ácidos que fazem como que os mesmos fiquem tão finos e por conseqüência frágeis.

Devaneios: Quando a mulher faz progressiva nos cabelos há muito tempo e quer parar, qual o procedimento?

Marlon: Primeiramente ela deve ter em mente que os fios irão ganhar mais volume, por conta disso faz-se necessário que ela passe a utilizar produtos voltados para a disciplina natural dos fios, tais como shampoos, condicionadores, mascaras que dêem maior controle aos fios. Esses produtos normalmente são produzidos com óleos como o de amêndoas, argan, manteiga de karité…

Outro fator importante é cortar os fios com regularidade, ou seja, de 3/3 meses, para que as pontas não se desfaçam a venham a formar pontas duplas e com isso deixem a aparência do fio estranha e opaca.

Devaneios: No dia a dia, quais os cuidados que as mulheres têm que ter com os cabelos?

Marlon: Lavar no máximo 3 vezes na semana e sempre com água de temperatura mais branda, sempre usar protetor térmico quando secar os fios, nunca dormir com os fios molhados e tampouco prendê-los neste estado. É também importante o uso de produtos adequados para cada situação como, por exemplo, um filtro solar para cabelos quando se vai à praia, além dos habituais xampus, condicionadores e máscaras.

Devaneios: Existe uma fórmula de diminuir a oleosidade do cabelo?

Marlon: Sim. Lavar com shampoos que contenham piritionato de zinco na sua formula, além de não massagear o couro cabeludo em movimentos circulares quando lavar os fios. É importante também levar em consideração que a água quente estimula a produção de óleo pelas glândulas sebáceas.

Devaneios: Quando o cabelo é muito ressecado, quais as dicas que você dá para cuidar dos cabelos em casa?

Marlon: É extremamente importante que se faça de 1 a 2 hidratações semanais em casa. Isso mesmo para quem possui os fios virgens. O uso de leave-ins, que são uma espécie de máscaras sem enxágüe também contribuem muito na luta contra o ressecamento.

Devaneios: As empresas de cosméticos estão investindo muito em ampolas que prometem mudanças milagrosas nos cabelos durante o banho. Essas ampolas são realmente eficases?

Marlon: Não. Não é nem inteligente imaginar que uma simples ampola irá “reparar 3 anos de danos em 3 minutos” como temos visto por aí.

De dicas para manter o cabelo saudável.

1-    Procure cortar seu cabelo com regularidade, de 3/3 meses é o ideal.

2-    Sempre use protetor térmico quando usar calor nos fios como secador e piastra.

3-    Hidrate o cabelo em casa e faça tratamentos profundos, como cauterização a frio, no salão.

4-    Use produtos de qualidade e que sejam adequados e indicados para seu tipo de cabelo.

5-    Lave os fios no máximo 3x na semana.

Devaneios: Cabelos tingindos ou com mechas são mais difíceis de tratar?

Sim. São fios que passaram por uma desestruturação de sua formação natural, e por conseqüência são mais suscetíveis a danos.

Devaneios: Quais os tipos de xampu para cada tipo de cabelo?

Para cabelos que precisam de brilho e textura o ideal é o para cabelos secos, já para os volumosos, cacheados e ondulados, onde há a necessidade de disciplina, o mais indicado é o para cabelos ressecados. Para os oleosos o certo é o purificante. Aqueles cabelos que possuem coloração devem usar shampoo próprio para cabelos coloridos uma vez que normalmente possuem componentes que preservam a cor e integridade da mesma. Já para os homens um shampoo de fortalecimento é o mais eficaz.

Devaneios: Você acha que o “revezamento” de xampu realmente funciona? Por exemplo, as pessoas têm os cabelos ressecados e quimicamente tratados. Usar uma semana xampu para cabelos secos e na outra semana um xampu para cabelos quimicamente tratados.

Marlon: O ideal é usar os dois ao mesmo tempo. Pode-se usar um na primeira lavagem e outro na segunda, é o que indico para minhas clientes e faço no salão.

Devaneios: Quando os fios ficam muito fracos e quebradiços por causa do excesso de química, o que fazer?

Marlon: Cauteriza-los a frio no salão, dar manutenção com hidratações semanais em casa e cortar as extremidades, “pontas” a cada três meses para evitar quebra.

Devaneios: Quais as dicas que você sempre dá às suas clientes?

Marlon: Algo que considero de mais precioso é ter sempre uma boa máscara para se hidratar em casa, e a questão da regularidade do corte bem como do tratamento profundo no salão mensalmente. Isso faz com que os fios estejam sempre preparados para mudanças e fiquem sempre bonitos, independente de fazer química ou não.

Devaneios: Agora fale um pouco de você e deixe seus contatos.

Marlon: Eu não gosto da minha profissão, eu sou apaixonado por ela. Faço tudo com grande prazer, e tenho visto que isso também influencia no resultado final.

Como já fui professor de cabeleireiro sempre tive vontade de ajudar o máximo de pessoas possível na área, bem como levar conhecimento às pessoas que não são da área. Nessa sede nasceu o blog Cabelos E Sonhos, onde tenho podido realizar esse sonho.

Trabalho no Elegance Studio, no bairro Belvedere em BH/MG e em 2014 estarei dando cursos profissionais em várias áreas. Também faço workshops e palestras. Para quem desejar uma parceria neste sentido basta entrar em contato.

Contatos

Blog: www.cabelosesonhos.com

Facebook: www.facebook.com/cabelosesonhos

Twitter: @cabelosesonhos

Email: contato@cabelosesonhos.com

 

Comments

comments

Powered by Facebook Comments

Nenhum Comentário

You must be logged in to post a comment.