Desacelera

Você já percebeu como nosso dia está cada vez mais agitado? Tem o trabalho, inglês, academia, aula disso, especialização daquilo, etc. Chega final de semana, mais compromissos, trabalho de casa, filhos, cachorros, papagaios e periquitos. Agora quero saber, quando é que você desacelera? Quando você respira, pensa na vida, relaxa?

Eu vejo você está cada dia mais ocupado e vivendo cada dia menos. E quando eu falo viver, é viver mesmo, não é farra, gandaia, passar a noite acordado. Viver é fazer o que te agrada, o que te acrescenta, tirar momentos para você, sabe? Refletir, pensar o que está certo e o que está errado, o que precisa ser melhorado, mudado e o que precisa ficar do jeito que está.

Você “corre” o tempo inteiro, não olha para o lado, não aprecia as paisagens, a arquitetura da sua cidade/bairro, não olha para a natureza e muito menos para os seres humanos. Corre e corre com o celular na mão, olhando para o que o outro está fazendo, admirando paisagens e visões alheias.

De que adianta estudar tanto, trabalhar tanto e não viver, não ter história para contar ou algo a ensinar? Momentos para ficar com quem ama, seja um amigo, um familiar ou seu(a) ou parceiro (a)? De que adianta tantos diplomas e uma conta recheada de “golpinhos” (leia-se dinheiro), se não tem com quem dividir?

Que tal começar o ano desacelerando? Isso mesmo, desacelera, desconecta! Ande mais devagar, aprecie todas as paisagens que os seus olhos possam capitar e aquelas que você achar que merecem um registro, o.k., poste nas redes sociais. Ande pelo bairro, olhe para as pessoas, olhe para o céu, olhe para as plantas, entre naquela loja que você sempre passa na porta diariamente e nunca entrou. Não precisa comprar, mas conheça o local em que você vive. Aposto que muitos de vocês nem sabem se tem uma planta ou árvore diferente em seu bairro. Olhe para os prédios, para as casas, para os seres humanos. Não tem nada mais gostoso do que observar, ver a alegria das pessoas e às vezes até o mau humor. Quando vejo uma pessoa muito mau humorada, meu humor melhora na hora, pois não quero que outras pessoas me vejam como eu vejo aquele ser humaninho mau humorado. Engraçado isto, não é mesmo? (Para não dizer estranho!)

Desacelera! Passe mais tempo na natureza, leia mais livros, tire um tempo para não fazer nada, apenas relaxe. Chegou a hora de ter tempo para você e de você se encontrar. Sim, se encontrar, pois vejo que você, assim como várias outras pessoas, está perdido. Você está focado em trabalhar, estudar e muitas vezes nem sabe por que está fazendo isto ou se é isto mesmo que quer fazer. Fazemos porque temos que fazer, mas não analisamos se é isto que realmente queremos, fazemos o que a sociedade impõe. Dorme tarde, acorda cedo e já cansado(a), pois já acorda pensando no que tem que fazer durante o dia e esquece de viver e agradecer por tudo que tem.

Agradecer sim, senhores, senhoras e senhoritas! Seu trabalho pode não ser o que você realmente quer, mas você tem um trabalho. Sua casa pode não ser perfeita, mas você tem um lar. Sua família pode ser chata, mas você tem uma família. Seus amigos, bom seus amigos são seus amigos porque você os escolheu e se tem algum que não está te fazendo bem, afaste. Simples assim. Agradeça por tudo que você tem, pois muita gente daria a vida para ter pelo menos um pouco disso.

Escolha estar com pessoas que te fazem bem, em lugares que te deixam mais leve. Seja positivo, principalmente nos dias mais difíceis, pois é nesses dias que você precisa acreditar que tudo vai dar certo.

Desconecte-se! Desconectar também é bom, faça um detox da vida online e viva um pouco mais o offline. Tire um dia, uma hora, uns minutos para fazer isto. Ou vá dosando. Faça uma coisa de cada vez, não se sobrecarregue!

Desacelera!

Comments

comments

Powered by Facebook Comments

Nenhum Comentário

You must be logged in to post a comment.